PROGRAMA CURATORIAL

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Curadoria: Ana Rito

Composto por trabalhos de artistas nacionais e internacionais de renome, numa seleção que procurará “marcar a história do evento, ao mostrar trabalhos de uma fotografia “expandida, cruzada, intermedia e híbrida”. 

CONCEITO CURATORIAL

Panta Rhei. Tudo flui. Tal qual o rio de Heráclito: «Nenhum homem se banha no mesmo rio duas vezes, pois não é o mesmo rio e ele não é o mesmo homem», assim é com as imagens paradoxais. As águas que banham a Lezíria parecem estáticas, mas correm, gerando um fluxo constante de imagens. Não olhamos duas vezes a mesma imagem, porque esta é sempre outra, na medida em que aquele que a olha é sempre outro; Não existem, portanto, imagens fixas. A técnica parece afirmá-lo, mas estas são percepcionadas sempre por um sujeito em movimento, em constante mutação. Ao devir, à impermanência que nos aponta o filósofo grego, acrescentamos o conceito de paralaxe: um aparente deslocamento do objecto observado, aqui imagem, que é causado por uma mudança no posicionamento do observador.

Ora, é precisamente no intervalo entre o fixo e o movente, a imagem e o corpo, o óptico e o háptico, que nos situamos: no território das imagens paradoxais que são duplas por natureza.

O programa curatorial apresenta um conjunto de obras de artistas nacionais e internacionais que permite criar zonas de contacto e de diálogo. Considerando as relações entre a fotografia e a literatura, a escultura, o desenho, o cinema ou a vídeo arte, as duas exposições são concebidas como constelações entre universos autorais: do campo expandido da fotografia ao objecto.

Tendo como ponto de partida o enquadramento da paisagem e a dimensão imagética da palavra, NÃO OLHAMOS DUAS VEZES A MESMA IMAGEM,

propõe várias intervenções nos espaços da Biblioteca (incluindo as salas de leitura) combinando fotografia e imagem em movimento na constituição de uma poética cruzada entre medium/matéria e lugar.

Desde o conceito de “esquisso fotográfico” à foto-instalação, passando por manifestações de carácter híbrido, esta é uma proposta que coloca em cena o espaço agora ocupado, o texto-imagem ou a janela-ecrã que o emoldura. Na exposição DIANTE-DENTRO, é a imagem intersticial – resultado do efeito de paralaxe, do reposicionamento dos corpos e da sobreposição de campos perceptivos – que intui o devir, conceptualizando a denominada “imagem com relevo” e a relação entre ar (imagem) e pedra (objecto-escultura). Num primeiro núcleo da exposição, e a partir de colecções privadas, é apresentado um conjunto de cartões estereoscópicos, positivos em albumina e visores do séc. XIX, na constituição de uma antecâmara desenvolvida em parceria com a investigadora Ana David Mendes. A exposição inclui, a par deste intróito, projectos de artistas contemporâneos que reflectem as relações históricas entre o fotográfico e o escultórico na intersecção de imagens “esculpidas” e o dispositivo. A fotografia atravessa o corpo e introduz-se entre o olhar e o mundo. Ao introduzir-se entre o olhar e o mundo subtrai imagens, acrescenta e produz novos objectos. Subtraídas ao mundo, aos corpos e aos objectos as imagens adicionam-se-lhe de novo, numa espécie de segunda pele, a que se seguem outras numa renovação permanente. Tudo fluí. Tal qual o rio de Heráclito. Em loop.

CURADORA

ANA RITO

Curadora Ana Rito

BIOGRAFIA

Artista visual, curadora, investigadora e docente universitária. É Doutorada em Belas Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, na especialidade de Instalação. É Sub-Directora do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

Desenvolve, desde 2002, projectos que cruzam a prática artística e curatorial, sendo o seu domínio de especialização a performatividade da imagem movente e as dinâmicas do espectador, no seio do dispositivo expositivo 

O Programa Curatorial inclui ainda seminários, visitas temáticas, workshops, programas para as escolas e exibição de filmes.

Panta Rhei. Everything flows. Like Heraclitus’ river: “No man bathes in the same river twice, for it is not the same river and he is not the same man”, so it is with paradoxical images. The waters that bathe the Lezíria seem static, but they flow, generating a constant flow of images. We do not look twice at the same image, because it is always another, insofar as the person who looks at it is always another. Therefore, there are no fixed images. The technique seems to affirm it, but these are always perceived by a moving subject, in constant mutation. To the becoming, to the impermanence that the Greek philosopher points out, we add the concept of parallax: an apparent displacement of the observed object, here image, which is caused by a change in the position of the observer.
Now, it is precisely in the interval between the fixed and the moving, the image and the body, the optical and the haptic, that we place ourselves: in the territory of paradoxical images that are double by nature. The curatorial program presents a set of works by national and international artists that allow the creation of areas of contact and dialogue. Considering the relationships between photography and literature, sculpture, drawing, cinema or video art, the two exhibitions are conceived as constellations between authoral universes: from the expanded field of photography to the object.
Taking as a starting point the framing of the landscape and the imagery dimension of the word, WE DON’T LOOK TWICE THE SAME IMAGE, brings 

together a group of authors who will intervene in the various spaces of the Library (including the reading rooms) combining photography and moving images, drawing a poetics crossing between medium/matter and place. From the concept of “photographic sketch” to photo-installation, passing through installations of a hybrid nature, this proposal puts the occupied space, the text-image or the window-screen that frames it into the scene.
In the IN FRONT-WITHIN exhibition, it is the interstitial image – the result of the parallax effect, the repositioning of bodies and the superposition of perceptual fields – that intuits the future, conceptualizing the so-called “image with relief” and the relationship between air (image) and stone (object-sculpture). In a first section of the exhibition, based on private collections, a set of stereoscopic cards, positives in albumin and viewers from the 19th century will be presented, in the constitution of an antechamber developed in partnership with the researcher Ana David Mendes. The exhibition includes, alongside, projects by contemporary artists that reflect the historical relationships between the photographic and the sculptural at the intersection of “sculpted” images and the device.
Photography crosses the body and introduces itself between the gaze and the world. By introducing himself between the gaze and the world, he subtracts images, adds and produces new objects. Removed from the world, bodies and objects, the images are added again, in a kind of second skin, followed by others in a permanent renewal. Everything flows. Like the river of Heraclitus. In a loop.

Fábrica das Palavras – Horário

3ª, 4ª e 5ª FEIRAS

Cafetaria – 10h00 às 19h00
Receção e Sala de Exposições (piso 1) – 10h00 às 19h00
Consulta e Empréstimo Infantis e Juvenis (piso 2) – 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00
Consulta e Empréstimo de Audiovisuais (piso 3) – 10h00 às 13h00 | 14h00 às 19h00
Consulta e Empréstimo Gerais (piso 4) – 10h00 às 19h00

6ª FEIRAS

Cafetaria – 10h00 às 22h00
Receção e Sala de Exposições (piso 1) – 10h00 às 22h00
Consulta e Empréstimo Infantis e Juvenis (piso 2) – 14h00 às 18h00
Consulta e Empréstimo de Audiovisuais (piso 3) – 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00 | 19h00 às 21h00
Consulta e Empréstimo Gerais (piso 4) – 10h00 às 21h00

SÁBADO

Cafetaria – 10h00 às 19h00
Receção e Sala de Exposições (piso 1) – 10h00 às 19h00
Consulta e Empréstimo Infantis e Juvenis (piso 2) – 10h00 às 13h00 | 14h00 às 17h30
Consulta e Empréstimo de Audiovisuais (piso 3) – 10h00 às 13h00 | 14h00 às 17h30
Consulta e Empréstimo Gerais (piso 4) – 10h00 às 19h00

DOMINGO

Cafetaria – 10h00 às 18h00
Receção e Sala de Exposições (piso 1) – 10h00 às 18h00
Consulta e Empréstimo Infantis e Juvenis (piso 2) – 10h00 às 13h00
Consulta e Empréstimo Gerais (piso 4) – 14h00 às 17h30

2ª FEIRA, FERIADOS 

Encerrado ao Público

Sábado antecedente ao Domingo de Páscoa

Encerrado ao Público

Política de Privacidade e Proteção de Dados do Município de Vila Franca de Xira – Versão 2.0

Política de Privacidade e Proteção de Dados do Município de Vila Franca de Xira – Versão 2.0

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Legislação aplicável
– Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (doravante designado por RGPD), aprovado pelo Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, retificado em 23 de maio de 2018.

-Lei n.º 41/2004, de 18 de agosto, na redação que lhe foi dada pela Lei n.º 46/2012, de 29 de agosto, que transpõe para a ordem jurídica nacional a Diretiva n.º 2002/58/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de julho, relativa ao tratamento de dados pessoais e à proteção da privacidade no setor das comunicações eletrónicas.

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