ANA RITO

»BF24

Curadoria do Programa Curatorial

Artista visual, curadora, investigadora e docente universitária. É Doutorada em Belas Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, na especialidade de Instalação. Coordenadora do Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

BIOGRAFIA

Ana Rito é artista visual, curadora, investigadora e professora.

É doutorada em Belas-Artes pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com especialização em Instalação. Desde 2000 que desenvolve projetos que cruzam a prática artística e curatorial, especializando-se na performatividade da imagem em movimento e nas dinâmicas do espectador. Foi assistente de curadoria de Jean-François Chougnet, diretor do Museu Coleção Berardo de 2007 a 2011, onde desenvolveu investigação curatorial e assistiu curadores como Bernard Blisténe, Marin Karmitz, Luís Serpa, Éric Corne, Eric Fabre, Larys Frogier, Jean-

Jacques Lebel e Emmanuelle Lambert; artistas como Judith Barry, Pierre Coulibeuf, Robert Longo, Christian Boltanski, Annette Messager, Peter Kogler e Rosângela Rennó; e coreógrafos como Jérôme Bel e Jan Fabre, entre outros.

Quanto aos seus projetos curatoriais, destacam-se as exposições SHE IS A FEMME FATALE: artistas mulheres na Coleção do Museu de Arte Moderna e Contemporânea Berardo, One Woman Show, organização do ciclo de cinema em colaboração com o Festival Temps d’Images, Lisboa (2009); SHE IS A FEMME FATALE #2, Biblioteca do Campus da Caparica da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Almada (2010); OBSERVERS_Revelations, Transits and Distances, Museu Coleção Berardo, Lisboa (2011); CURATING THE DOMESTIC Images @ home, Trienal de Arquitetura de Lisboa (2013); THE EMBODIED VISION: Performance para a câmara, Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa (2014); Arquivo e Democracia, José Maçãs de Carvalho, MAAT, Lisboa (2017); CONSTELLATIONS: a choreography of minimal gestures (2019–2022), Museu Coleção Berardo, Lisboa; ENIGMA, Pierre Coulibeuf, Galeria FOCO e Cinemateca Portuguesa (2022), Lisboa; SEMINÁRIO/Seminarium_curated research_the academy as medium, Colégio das Artes/Bienal Anozero (2022), Coimbra; Magical World, FUSO — Festival Internacional de Videoarte (2022), Lisboa; The Ongoing Lecture, Retrovisor — Bienal de Cultura e Educação, Plano Nacional das Artes (2023); e OVNI — Festival Internacional de Videoarte, Nice (2023).

Foi curadora do programa curatorial da BF22 e da atual edição BF24.

Desde 2000, no desenvolvimento dos seus projetos artísticos e curatoriais, colaborou com diversos agentes e instituições culturais, incluindo: MACBA, Warburg Institute, Yves Klein Archives, Haus Lange-Haus Esters — Kunstmuseen Krefeld, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Fundação Calouste Gulbenkian, Casa das Histórias, Centre Georges Pompidou, Trienal de Arquitetura, Arquivos Walter Benjamin, Festival Temps d’Images, Eletronic Arts Intermix, FUSO — Festival Internacional de Videoarte, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, entre outros..

É coordenadora de projetos artísticos e educacionais para a cidadania e igualdade de género (Comissão Nacional para a Igualdade de Género, Plano Nacional para as Artes, Casa Pia de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Ministério da Educação, Museu Coleção Berardo, Centro Cultural de Belém). É autora de vários livros, catálogos e ensaios para catálogos de exposições e membro de júris nacionais e internacionais. É também curadora associada da plataforma UmbigoLAB e professora no Venice Curatorial Course (VCC), Veneza. Coordena o mestrado em Estudos Curatoriais e é professora no doutoramento em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras e no doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes — Universidade de Coimbra. Atualmente, é investigadora integrada no CEIS20_Universidade de Coimbra. Foi subdiretora do Colégio das Artes_UC entre 2020 e 2023.

menu1
menu2
menu3
menu4
menu5