BÁRBARA FONTE

SERPENTE INFINITA

Curadoria: Ana Rito

(Portugal)

Bárbara Fonte, nascida em 1981, é licenciada em Artes Plásticas — Pintura (2004) e pós-graduada em Teoria e Prática do Desenho (2005) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Foi docente de Desenho e de Artes Visuais no ensino secundário e no ensino superior (Universidade Católica Portuguesa, Braga).

Realizou várias residências artísticas, incluindo Performing the Archive, Porto (2023); Centro de Arte José de Guimarães, Laboratórios de Verão (2023); Córtex Frontal, Arraiolos (2022); Encontros da Primavera, Picote (2022); Atelier experimental em Alvito (2022); Galeria Ratton, Lisboa/Setúbal (2021). Produziu ilustrações para livros, de que são exemplo Picote/Picoute, Pedro Eiras (2023); Putrefação e Fosforo/ Coração Cru, José Emílio-Nelson (2020); Ritornelos, Joana Emídio Marques (2014). Participou na bienal de Coimbra Anozero´24, O Fantasma da Liberdade, com curadoria de Marta Mestre e Ángel Calvo Ullon. Destacam-se as seguintes exposições individuais: A casa arde e os esqueletos cortejam, Sismógrafo, Porto (2023), com curadoria de Susana Camanho e Emídio Agra; Unha branca diabólica, Extéril, Porto (2023), com curadoria de José Teixeira; Coreografias do Riso, Casa Museu Abel Salazar, Porto (2021), com curadoria de Sílvia Simões; Pústula, Galeria A. Molder, Lisboa (2021), com curadoria de Adriana Molder; Neste corpo não há poesia, CAAA, Guimarães (2020), com curadoria de Paula P. Pinto; M (de manifesto), Galeria da Universidade do Minho, Museu Nogueira da Silva, Braga (2018), com curadoria de Miguel B. Duarte; Fluxo de Intervalos, Câmara Municipal de São João da Madeira, Paços do Concelho (2016), com curadoria de Paulo Almeida; Reversibilidade, Fundação Júlio Resende, Lugar do Desenho (2015), com curadoria de Raquel Guerra.

Destacam-se também as seguintes exposições coletivas: Pós-laboratórios de Verão, CIAJG, Guimarães (2023); La vie invisible. 12 artistes: Ana Janeiro, Bárbara Fonte, Brígida Mendes, Cão Pestana, Carla Cabanas, Graça Sarsfield, Júlia Ventura, Manuela Marques, Margarida Paiva, Rita Barros, Rita Castro Neves et São Trindade, Centre Photographique d’Île-de-France (CPIF), Pontault-Combault (2022); Sonhos e Raciocínios: 500 anos depois de Leonardo da Vinci, Pavilhão de exposições da FBAUP (outubro de 2019), com Alberto Carneiro, Álvaro Lapa, Ângelo de Sousa, António Soares dos Reis, Arlindo Silva, Carlo Maratti, Carlos Nogueira, Cesare Nebbia, Conceição Abreu, Fernando José Pereira, Francisco Laranjo, Francisco Tropa, Giovanni Battista Paggi, Henrique Pousão, João Jacinto, Jorge Pinheiro, Jorge Queiroz, Mário Américo, Mário Bismarck, Mattia Denise, Monika Weiss, Morgan O’Hara, Pedro A.H. Paixão, Polidoro da Caravaggio e Richard Zimler, com curadoria de Paulo Almeida; Fazer do fantasma uma pessoa viva, Casa Museu Marta Ortigão Sampaio (maio de 2019), com Cão Pestana, Carla Castiajo, Maria José Oliveira e Rita Carreiro, com curadoria de Raquel Guerra; Inside/Outside, Plataforma Revólver, Lisboa (2015), com José Barrias.