CELEIRO DA PATRIARCAL
VENCEDOR PRÉMIO CONCELHO DE VILA FRANCA DE XIRA
No ano de 1856, em 28 de outubro foi inaugurado o primeiro trecho ferroviário de Portugal que ligou Lisboa ao Carregado, na Linha do Leste, hoje denominada Linha do Norte, considerada a mais importante do sistema ferroviário português, possibilitou o começo de um novo período no desenvolvimento da região. Já próximo do final do século a industrialização desenvolveu-se em torno deste caminho de ferro, atraindo diversos tipos de fábricas ao longo dos tempos, repercutindo em um crescimento demográfico constante e gradual no concelho de Vila Franca de Xira.
A linha segue junto ao Tejo, na direção nordeste, percorrendo e assistindo regiões intensamente habitadas da Área Metropolitana de Lisboa, passando por diversas paisagens e atravessando 6 estações ferroviárias do concelho de Vila Franca de Xira: Póvoa de Santa Iria, Alverca do Ribatejo, Alhandra, Vila Franca de Xira, Castanheira do Ribatejo e Vala do Carregado. Nesse percurso histórico e importante para o país desenvolvi este projeto.
A história do caminho de ferro em Portugal possui extrema relevância para a evolução do país em função do desenvolvimento das vias de comunicação através do sistema ferroviário, a começar da metade do século XIX.
Ao longo desses 165 anos a ferrovia modificou significativamente a mobilidade de pessoas, serviços e produtos. As paisagens e a urbanização foram transformadas através da construção de linhas, estações e viadutos, possibilitando a descoberta de novos horizontes para novas oportunidades, trazendo o distante para perto.
Setor de Ação Cultural da Câmara Municipal
de Vila Franca de Xira
Rua Alves Redol, n.º45
2600-099 Vila Franca de Xira
Email: bienalfotografiavfx@cm-vfxira.pt
Tel.: +351 263 285 626