Diz-nos Caroline Chik em L´Image Paradoxale – Fixité et Mouvement que a imagem não é necessariamente uma imagem estática ou uma imagem animada. Parece ser, paradoxalmente, e cada vez mais, ambas ao mesmo tempo. A natureza arrebatadora da imagem não se caracteriza mais, como era geralmente o caso da imagem fixa e a imagem movente, pelo seu estado de fixidez ou movimento, uma vez que esta, tributária de interacções, é a partir deste momento variável. Introduzimos o conceito de imagens fixas-animadas (Images fixes-animées) como tentativa de definição de um aparente paradoxo, na medida em que a fixidez está sempre virtualmente presente na imagem movente, assim como o inverso.
Aqui, a materialidade da imagem, a sua corporealidade transmuta-se no feixe de luz interceptado pelo ecrã que funciona como superfície de contacto, de impressão. Assistimos e experienciamos modos de aparição e (des)aparição da imagem (na sua fragilidade e instabilidade). Tal qual um processo semelhante ao ajustamento do diafragma que controla a entrada de luz e o nível de focagem. Imagens fixas-animadas, portanto.

PAULO LISBOA

In L’Image Paradoxale – Fixité et Mouvement, Caroline Chik tells us that the image is not necessarily a static image or an animated image. It seems to be, paradoxically, and increasingly, both at the same time. The sweeping nature of the image is no longer characterized, as was generally the case with the still image and the moving image, by its state of fixity or movement, since this, tributary to interactions, is from this moment onwards variable. We introduce the concept of still-animated images (Images fixes-animées) as an attempt to define an apparent paradox, insofar as fixity is virtually always present in the moving image, as well as the opposite. Here, the materiality of the image, its corporeality, is transmuted into the beam of light intercepted by the screen that functions as a contact, impression surface. We watch and experience modes of appearance and (dis)appearance of the image (in its fragility and instability). Just like a process similar to the adjustment of the diaphragm that controls the light input and the focus level. Still-animated images, therefore.

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