PAULO LISBOA

Pensar a imagem implica uma aproximação multidimensional: olhá-la de frente e ponderar os seus limites, os seus lados, as suas fronteiras, a sua moldura, o seu avesso. Abordar este «para lá» da imagem requer uma sucessão de projecções imaginárias enformadas pelas nossas próprias narrativas, pela própria ontologia dos ecrãs e das imagens, na tentativa de estabelecer uma qualquer relação com aquilo que se nos apresenta como impenetrável e incognoscível à partida. Alinhamos a nossa percepção e a nossa posição em relação à imagem a partir destas projecções, num jogo duplo que oscila entre estados de aproximação, como mergulho ou imersão, e afastamento. No entanto, pensar-projectar também implica distender, dilatar, expandir, deslocar (os corpos as matérias, as linguagens). E, quando — apenas quando — queremos tornar esta imagem visiva, surge a necessidade de intersectar este pensamento-projecção com um plano perpendicular: uma superfície que detenha a «coisa» flutuante e lhe dê uma moldura de visibilidade. E, que por sua vez, a torne espelho. Reflexo. Dobra.

PAULO LISBOA

Thinking about the image implies a multidimensional approach: looking at it head-on, considering its limits, sides, boundaries, frame, reverse. Addressing this “beyond the image” requires a series of imaginary projections shaped by our own narratives, by the ontology of screens and images, in an attempt to form some kind of relationship with what at first appears to be impenetrable and unknowable. We align our perception as well as our position with regard to the image from these projections, in a game that fluctuates between states of approximation—diving in or immerging—and separation. However, projection also implies distension, dilation, expansion, and dislocation (of the image). When, and only when, we want to make this image visible, the need arises to intersect this thought-projection with a perpendicular plane: a surface that can confine the floating “thing” and gives it a frame of visibility. And, in turn, make it a mirror. Reflection. Fold.

PARTILHAR

menu1
menu2
menu3
menu4
menu5