CELEIRO DA PATRIARCAL
A partir de Cimianto, uma abordagem fotográfica às antigas instalações da empresa com o mesmo nome, pretendo refletir não apenas sobre as causas ambientais inerentes à utilização do amianto, um componente altamente prejudicial à saúde humana, regularmente utilizado em construções durante largas décadas e que ainda hoje pode estar presente ao nosso redor sem que nos apercebamos, mas também questionar-me sobre temas como o tempo, o espaço e como estes os dois afetam as pessoas que neles habitam.
É possível ver aqui dois tempos claramente distintos e, ainda assim, sabendo que o espaço é o mesmo, não o parece. Concentro-me em pensar como o tempo tratou estes edifícios. Algumas coisas mantêm-se iguais, mas contam-nos histórias diferentes, interesso-me por explorar este jogo de significados e encontrar objetos que não sei o que são, nem para o que servem. Contudo, não procuro uma resposta para as minhas questões, encontro apenas várias possibilidades sem o desejo de obter qualquer certeza.
Nasceu em Lisboa em 1986. O seu interesse pela fotografia começou como hobby, mas rapidamente ganhou uma dimensão que o levou a enveredar pela fotografia a tempo inteiro, a nível profissional. Participou em workshops de fotografia de rua com fotógrafos consagrados como Matt Stuart (Londres, 2019) e mais tarde com Stuart Paton (Lisboa, 2019).
Em 2020, com o intuito de começar a desenvolver projetos documentais, participou na Masterclass Narrativa, de Mário Cruz, onde desenvolveu o seu projeto Mouraria.
Em 2021 participou ainda no Curso de Fotografia Documental, lecionado por António Pedrosa, tendo no mesmo ano, vencido a bolsa Master em fotografia artística, do IPCI de Lisboa.
Em 2022, esteve presente na Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira.
Em 2023, foi distinguido nos Novos Talentos Fnac, na categoria de fotografia.
Profissionalmente, a sua ocupação maioritária é no projeto The Framers, tendo lecionado vários workshops de fotografia (2018, 2019, 2021, 2022 e 2023), conferências (2023) e também workshops de iniciação à fotografia na associação Narrativa, da qual faz parte da equipa de fundadores.
Setor de Ação Cultural da Câmara Municipal
de Vila Franca de Xira
Rua Alves Redol, n.º45
2600-099 Vila Franca de Xira
Email: bienalfotografiavfx@cm-vfxira.pt
Tel.: +351 263 285 626