CELEIRO DA PATRIARCAL
Sob o sol escaldante de Acra, capital do Gana, ergue-se Jamestown, um bairro marcado pela história. Ruas estreitas e empoeiradas escondem memórias de séculos e guardam segredos de um passado turbulento.
Jamestown foi palco do abominável comércio de escravos. Esse comércio desapareceu, mas Jamestown resistiu. A comunidade uniu-se, construiu uma identidade própria e transformou o bairro num símbolo de resistência. No coração dessa comunidade pulsa um ritmo implacável: o ritmo do boxe, que bate como um coração rebelde.
Em Jamestown, o boxe não é apenas um desporto, é uma filosofia de vida. No ringue, não há espaço para desculpas ou fraquezas. É um campo de batalha onde cada soco representa a determinação de superar obstáculos e conquistar um futuro melhor.
Ali nasceram vários campeões que são fonte de inspiração, pois ergueram os punhos e desafiaram o destino, conquistando títulos e reconhecimento internacional. A sua história estimula os jovens a perseguir os seus sonhos, provando que a pobreza não é uma sentença definitiva.
Nos ginásios rudimentares os jovens aprendem não apenas a arte da luta, mas também a importância da disciplina, coragem e determinação.
Jamestown é um lugar de contrastes, onde o passado se entrelaça com o presente, a pobreza se confronta com a esperança e a força do boxe inspira os jovens a lutar pelos seus sonhos.
Nasceu em Lisboa, onde vive e trabalha.
Descobriu a fotografia durante o curso de Imagem e Comunicação Audiovisual da Escola António Arroio. Desde essa altura a fotografia esteve sempre presente na sua vida.
Nos primeiros anos trabalhou em estúdio, mas atualmente prefere fotografar no exterior a espontaneidade das interações humanas.
Focando-se principalmente em aspetos sociais e nas relações que as pessoas estabelecem entre si e com as comunidades onde se inserem. O seu trabalho explora a complexidade das relações sociais, as tradições e os desafios do mundo contemporâneo, promovendo o diálogo intercultural e a valorização da diversidade.
Tem trabalhos publicados em vários livros e revistas. Expõe regularmente em festivais de fotografia e galerias, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Setor de Ação Cultural da Câmara Municipal
de Vila Franca de Xira
Rua Alves Redol, n.º45
2600-099 Vila Franca de Xira
Email: bienalfotografiavfx@cm-vfxira.pt
Tel.: +351 263 285 626