PIERRE COULIBEUF

Love neutral. Um pas de deux entre textos de Maurice Blanchot e a artista Suzanne Lafont que gera uma coreografia no espaço a partir da estratégia da linguagem cinematográfica.
Pause. Play. Aqui, a repetição da imagem interessa particularmente, assim como a relação intermitente entre a imagem fixa da fotografia e as imagens em movimento do vídeo: o que Coulibeuf faz, é iludir o espectador, projectando imagens que remetem para uma inquietante imobilidade (imagens longas), numa permanência que confronta e desafia quem as percepciona, através de um gesto que se redobra continuamente e que remete para a estaticidade fotográfica. Por sua vez, a fotografia que coloca em diálogo com o vídeo é percecionada como se de um ecrã se tratasse, criando expectativas no observador, que ao esperar o desenrolar de uma qualquer acção, espera inevitavelmente uma imagem em movimento. Experienciamos uma sensação de abandono a um presente contínuo nas flutuações entre atenção e distracção que a experiência do dispositivo e da imagem provocam. Num longo travelling.

PIERRE COULIBEUF